top of page
  • Foto do escritorFernanda Feijó

Quando encontrei propósito

Em minha vivência, encontrar o propósito profissional foi uma longa jornada que me levou a questionar não apenas o que eu fazia, mas porque fazia e como poderia contribuir para melhorar o mundo ao meu redor.


Em 2005, após viver um tempo em Portugal e passar 30 dias caminhando na Espanha em direção a Santiago de Compostela, voltei para casa e me senti perdida... Eu tinha 25 anos e ainda nenhuma certeza do rumo que desejava dar à minha vida profissional. Na ocasião, me achava “velha demais” para recomeçar, pois já tinha tentado cursar 3 faculdades e nenhuma delas parecia se encaixar. Hoje reflito sobre a idoneidade do motivo... Como recomeçar sem saber que caminho seguir?


Fui então fazer Gastronomia... O curso era de apenas 2 anos e eu já podia começar a trabalhar de imediato... E foi assim... cozinha do Hotel Emiliano, cozinha do Hotel Hyatt... Odiei todas elas, apesar do super bônus de logo na primeira ter conhecido meu grande amor e pai da minha filha.


Finalizado o curso, decidi empreender na confeitaria e não posso negar que um pouco de realização alcancei, mas propósito, no sentido mais profundo da palavra, ainda não. Mas aprendi.


Aprendi que a jornada para descobrir o propósito profissional começa com exploração interna. Que o autoconhecimento é fundamental para compreender paixões, valores e habilidades para possamos alinhar escolhas profissionais com quem realmente somos. E que esse processo envolve reflexão profunda, avaliação de experiências e uma análise honesta dos nossos interesses genuínos.


Ao longo da minha história até aqui cada experiência serviu de oportunidade de aprendizado, permitindo que eu refinasse meus objetivos e entendesse o que realmente me motivava.


A conexão entre propósito profissional e satisfação pessoal é tão forte... Quando nos alinhamos com aquilo que verdadeiramente nos é valioso, o trabalho deixa de ser uma obrigação e se torna uma expressão autêntica de quem somos.


O Marketing digital me fez sentir assim, numa espécie de êxtase, como se durante todo o percurso eu estivesse sendo trazida para este lugar, que agora me pertence, que eu posso chamar de carreira. E essa sincronicidade não apenas eleva meu desempenho profissional, mas também nutre um senso de realização que transcende os limites do trabalho...


Além disso, o propósito profissional muitas vezes está entrelaçado com o impacto que desejamos ter no mundo. Encontrar significado no trabalho tem a ver também com contribuir para algo maior do que nós mesmos. Pode ser a oportunidade de fazer a diferença na vida de outras pessoas, criar soluções inovadoras ou simplesmente deixar um legado positivo.


Acredito que o encontro do propósito profissional é uma busca que exige autenticidade, paciência e um comprometimento constante com o autoconhecimento.

Ao descobrir o propósito que impulsiona minha caminhada profissional, não encontrei apenas significado no trabalho como Social Media, mas tenho certeza de que vivo uma vida muito mais plena.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page